OfiCInas Bienal
Faça seu cadastro
OfiCInas Bienal
Faça seu cadastro
Oficina Processo criativo no fazer artístico: Canção Visual e Desenho Sonoro
A oficina tem como ponta pé inicial o processo criativo do Artista Kainã Bragiola, partindo da pesquisa de elementos relevantes para construção de um material artístico no campo do desenho ou canção. As etapas são: objeto de produção (Desenhos e Canção), referências, estímulos, produção, troca entre participantes, projeto final e prosa final. Para que a troca ocorra é preciso que os participantes da Oficina tenham alguma relação com qualquer um dos dois elementos artísticos: Desenho e Canção. Serão duas oficinas, cada uma com seu respectivo tema.
Oficina ‘’Estudo da Paisagem Canavieira’’
O objetivo da oficina é, a partir do olhar artístico, apresentar um estudo do espaço e da terra ocupada pela cultura agrícola da cana-de-açúcar. A proposta é aguçar, a partir da percepção do desenho expandido na agricultura monocultural, os impactos sociais e ambientais que um domínio único da terra pode causar em determinadas regiões. Usando a arte, em especial o desenho, e suas representações, os participantes poderão analisar as camadas de significado e sentido que a paisagem transformada pela cultura canavieira gera ao ser abordada de forma critica em seu território cultural, ecológico e semântico.
Oficina ‘’Escuta Ativa’’
A oficina trabalhará técnicas e conceitos que baseiam o processo de entrevista de história de vida do Museu da Pessoa. Os participantes conhecerão a história e metodologia da instituição e poderão exercitar a criação de roteiros de entrevistas, grades de mapeamento, assim como diversos aspectos envolvendo o registro de narrativas pessoais.
Oficina ‘’Os Elementos de Produção Cênica’’
Nesta oficina iremos compreender os elementos que compõem a linguagem das artes cênicas e que potencializam o trabalho do ator, bem como auxiliam na construção estética e artística do espetáculo ou cena.
Oficinas ‘’A voz em cena’’ e “leitura dramatizada”
Voz em Cena – O objetivo da oficina é fazer o aluno tomar consciência de que voz e corpo estão conectados e que podem ser igualmente expressivos no trabalho do artista cínico.
A voz é objeto de estudo e experimentais. Abordaremos técnica vocal, respiração, ajustes de ressonância para explorar e compor personagens e esquetes com foco no trabalho vocal do ator/performer.
Leitura Dramatizada– O objetivo dessa oficina é trabalhar a expressividade e a contação de histórias através de narrativas e textos como obras teatrais e poemas.
O aluno será orientado a ler de forma dinâmica e rítmica além de ser ensinado a ele técnicas de leitura dramatizada como forma de conectar texto, ator e público.
Isso ajudará a todos os profissionais que precisam de maior dinâmica e expressividade em sua comunicação social e profissional, além de abrir novos horizontes a artistas que precisam, agora mais do que nunca, explorar o trabalho frente as câmeras para redes sociais devido a situação que nos encontramos.
Oficina ‘’Bem vindos à contação de história”
Você um contador de Histórias;
Narração de Histórias é uma prática milenar;
O que contar: Histórias, contos, causos e textos literários;
Técnicas básicas para Contação de Histórias;
O Humano, o Mundo e o Encantamento das Histórias.
Oficina “O corpo em cena”
A Oficina vai ser administrada por partes.
Primeiro parte teórica sobre atuação, voz, expressão facial e corporal, alongamento, como se sair bem em frente as câmeras e por fim e relaxamento. Vamos ter um papo teórico sobre isso tudo de um jeito divertido simples e bem explicativo.
Segundo a parte pratica com jogos dinâmicas desafios com muita diversão, aprendizado e claro muito prazer.