I Bienal Virtual de Artes e Cultura
18 de março a 16 de maio de 2021
Jaboticabal,SP

CuradoriaS

I Bienal Virtual de Arte e Cultura de Jaboticabal

Com apoio da Associação Jaboticabalense de Cultura – AJC, o time de cinco curadores da I Bienal Virtual de Arte e Cultura de Jaboticabal pôde pleitear parte da verba disponibilizada pelos recursos do Proac Lei Aldir Blanc, trazendo a quantia de duzentos mil reais para a cidade de Jaboticabal e beneficiando parte significativa de sua classe artística.

Em um período crítico do ponto de vista econômico, político e psicológico, Jaboticabal teve a satisfação e o privilégio de ser uma das três cidades a receber parte da verba do Proac LAB e ter um projeto contemplado que, além de entreter e proporcionar cultura à população, é também fonte de renda e incentivo para mais de 140 artistas.

Cada curador pôde perceber as lutas de cada um dos artistas envolvidos no projeto e acompanhar de perto seus processos internos. No curso do desenvolvimento do projeto da I Bienal Virtual de Arte e Cultura de Jaboticabal, foi possível perceber uma evolução significativa no quadro psicológico de muitos artistas que haviam sido gravemente afetados pelos efeitos econômicos e psicossociais da pandemia de COVID-19.

De forma gradual e paulatina, problemas psicológicos, econômicos e até mesmo relacionados à saúde puderam ser aplacados através da interação entre os artistas e a Bienal, que lhes proporcionou diversas potencialidades e avivou seu ânimo por produzir arte. Há relatos de artistas que há vinte anos não participavam de um evento cultural remunerado e sentiram-se enormemente felizes e valorizados ao serem convidados para a I Bienal Virtual de Arte e Cultura de Jaboticabal.

Embora seja um dos maiores eventos culturais da história de Jaboticabal e região, a Bienal não pôde prestigiar a totalidade da cena cultural do munícipio, felizmente rico do ponto de vista cultural e artístico, com centenas de artistas dos mais variados gêneros. Entretanto, dentro daquilo que pôde abraçar, o projeto buscou movimentar parte significativa da cena cultural local e injetou recursos financeiros na economia do município, provando que a cultura e a arte, além de admiráveis, são fonte de recursos financeiros e geram riqueza.

Por fim, cabe homenagear o patrono da lei que tornou tudo isso possível, lei essa aprovada após exaustiva luta da classe artística e parte da classe política que compreende o significado da arte e da cultura para a edificação de um país. Aldir Blanc, o grande poeta de nossa anistia, é quem batiza esta lei tão importante, que trouxe um respiro para o setor cultural, que agonizava e minguava. Manifestamos nosso respeito e gratidão por este grande homem, poeta, músico, compositor, artista, cidadão e brasileiro, que nos inspirou com algumas das mais belas canções de nosso rico repertório musical. Nossa reverência e deferência a Aldir Blanc, patrono do hino de nossa anistia e patrono da lei que tornou a I Bienal Virtual de Arte e Cultura de Jaboticabal possível.

Com a participação de 141 artistas, a Associação Jaboticabalense de Cultura – AJC, lança a I Bienal Virtual de Arte e Cultura de Jaboticabal, no dia 18 de março, reunindo a produção de dez artistas de Artes Plásticas e Visuais, 107 músicos, 11 representantes das artes cênicas, além de palestrantes e profissionais de cultura convidados.

A seleção de obras e a programação ficaram a cargo dos nossos curadores: